William Saliba – (News Letter) – 17/06/2020
FLEXIBILIXAÇÃO
As novas medidas de flexibilização do comércio não essencial, anunciadas ontem (16) em Ipatinga, trazem um alento à combalida economia da cidade. No entanto, apesar das 2.900 demissões estimadas pelo Sindicomércio, correm risco ainda 3 mil vagas de emprego diretas e indiretas geradas pelo Shopping Vale do Aço, que continua fechado.
BENS DE CAPITAL
Por outro lado, a diretoria do grupo Usiminas envida esforços num programa de adequação da Usiminas Mecânica ao estagnado mercado de bens de capital no Brasil – o primeiro a ser atingido e um dos últimos a se recuperar nas crises econômicas. É uma exaustiva tentativa de dar sobrevida à empresa com mais de meio século de presença em Ipatinga, gerando empregos e impostos.
DURA REALIDADE
A Usiminas Mecânica vem enfrentando um tortuoso caminho, em função do pífio resultado da economia gerado por governo anteriores ao de Jair Bolsonaro. Os balanços da empresa demonstram esta dura realidade. Em consequência disso, os resultados da indústria de bens de capital fecharam 2019 no negativo.
PREJUÍZOS
Há diversos trimestres, a Usiminas Mecânica vem apresentando EBITDA Ajustado (lucro ou prejuízo líquido antes do resultado financeiro líquido, imposto de renda, contribuição social, depreciação, amortização, participações minoritárias e equivalência patrimonial) e Margem Ebitda Ajustado, negativos. Em 2019, apenas no segundo trimestre os resultados foram positivos, ainda que em patamares bastante reduzidos. O EBITDA Ajustado do ano de 2019 foi negativo em R$ 16 milhões e a margem EBITDA Ajustado, no mesmo ano, foi de 3,9% negativa.
PAÍS DAS CONTRADIÇÕES
O brasileiro, violentado em seu direito de ir vir e aterrorizado pela Covid-19, sente agora que o tratamento político da pandemia, com o confronto de poder das instituições, gera consequências drásticas para a economia. A conta chegou e mais uma vez quem paga, é o sofrido contribuinte.
***
INADIMPLÊNCIA
Dos mais de um milhão de Microempreendedores Individuais (MEI) em Minas Gerais, em abril, 57% ainda não estavam em dia com o pagamento do Documento de Arrecadação Mensal do Simples Nacional (DAS). Se comparado ao mesmo período de 2019, houve um aumento de 18% da taxa de inadimplência dos MEI no estado. Mesmo assim, de acordo com ranking divulgado pelo Sebrae, com base nos dados da Receita Federal, Minas possui um dos menores índices de inadimplência do país.
***
BALANÇO GERAL
O programa Balanço Geral, apresentado por Nicomedes Felício na TV Leste/Record, lidera a audiência no horário do almoço, na região Leste de Minas. O portal Carta de Notícias foi citado com destaque na edição de ontem (16). Nossos agradecimentos.
***
QUALIDADE DAS CERVEJAS
O Instituto Senai de Tecnologia em Química, está apto a realizar a quantificação dos teores de possíveis contaminações em amostras de cervejas, através do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT) Senai-Fiemg. A determinação dos teores de substâncias tóxicas em amostras de cervejas é realizada por uma técnica analítica denominada Cromatografia Gasosa. O vice-presidente do Sindbebidas e diretor da Associação Brasileira de Cervejas Artesanais (Abracerva), Marco Falcone, afirma que o serviço coloca o Senai na vanguarda, uma vez que essa análise é inédita no Brasil.
***

O casal Hudson Garcia de Menezes e Sílvia Helena Coelho Menezes (na foto, em visita à Baviera, no sul da Alemanha) comemorou 38 anos de casamento