:
William Saliba (News Letter)
TRATAMENTO PRECOCE
O Ministério da Saúde (MS) divulgou nesta quarta-feira (20) o protocolo para aplicação da Cloroquina e Hidroxicloroquina em todos os pacientes – mesmo os com sintomas leves – para o tratamento da Covid-19. A orientação do MS sugere a combinação dos dois medicamentos com Azitromicina, e a partir de agora é uma orientação para a rede pública de saúde.
PROTOCOLO
O protocolo divulgado hoje, considera, entre outras coisas, a existência de diversos estudos e a larga experiência do uso da Cloroquina e da Hidroxicloroquina no tratamento de outras doenças infecciosas e de doenças crônicas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), e que não existe, até o momento, outro tratamento eficaz disponível para a Covid-19. Cita também que a prescrição de todo e qualquer medicamento é prerrogativa do médico.
OBSERVAÇÃO
Ouvido por este colunista a respeito das recomendações do MS, o médico cardiologista Hamilton José Gonçalves observa que o item 3 das notas do documento assinala que ‘os critérios clínicos para início do tratamento em qualquer fase da doença não excluem a necessidade de confirmação laboratorial e radiológica’. Para Hamilton, isso deixa dúvida se tem que fazer teste diagnóstico. Ele ressalta também o item 18 que estabelece “realizar monitoramento eletrocardiográfico”. No entanto, o médico Hamilton José acredita que as UBS’s não estão preparadas para fazer isso.
IPATINGA JÁ UTILIZA
Na última semana circulou um post no WhatsApp, dando conta que os pacientes tratados com Cloroquina e Hidroxicloroquina, no Hospital Municipal de Ipatinga, tiveram reações adversas e e não obtiveram qualquer melhora nos seus quadros clínicos. No entanto, consultada por este colunista, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga desmente a informação e a caracteriza como fake news de pessoas mal intencionadas. O único paciente positivado em estado gravíssimo pela Covid-19 recuperou-se muito bem no Hospital Municipal e foi completamente curado com o uso da Hidroxicloroquina, Ceftriaxone e Azitromicina.
HMC FAZ O USO
No Hospital Márcio Cunha (HMC), também em Ipatinga, vem há algum tempo usando a Hidroxicloroquina, conforme protocolo do MS, com bons resultados entres os pacientes. A informação foi confirmada pela Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas e mantenedora do HMC, classificado como um dos hospitais referência de Minas Gerais.
QUADRO REGIONAL
Um levantamento realizado no último fim de semana, entre as 10 maiores cidades mineiras aponta Ipatinga com excelentes resultados na guerra contra a Covid-19. A planilha foi montada com dados demográficos do IBGE de 2019 e com o número de casos de Covid-19, oficialmente registrados pela Secretaria de Estado da Saúde. Ipatinga, com a população de 263.410, havia registrado 36 casos confirmados, com a taxa de 0,0137% da população e zero óbito; ao contrário de outra cidade do Leste Mineiro, Governador Valadares, com a população de 279.885, 67 casos positivados, 0,0239 de taxa e cinco óbitos.

Belleus demitiu empregados e encerrou atividades por tempo indeterminado
ADEUS BELLEUS
Mais uma vítima do colapso econômico da pandemia. Depois de décadas de funcionamento, um dos melhores pontos de parada na BR-381, entre o Leste Mineiro e Belo Horizonte, fechou suas portas temporariamente. A Lanchonete Belleus, reconhecida pelo seu delicioso pão de queijo e pastéis encerrou suas atividades durante o período de pandemia e demitiu todos os funcionários.

Antes da quarentena, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do CNPQ, Evaldo Vilela; e o presidente da Fundação Libanesa de Minas Gerais, Frederico Aburachid, atentos ao combate do novo coronavírus