William Saliba – Newsletter
BOAS NOTÍCIAS
A Prefeitura de Ipatinga divulgou nesta quinta-feira (23), uma informação animadora: vai adiar a implantação do Hospital de Campanha, na Escola Estadual Canuta Rosa, ao lado do Hospital Municipal, no Bairro Cidade Nobre. Afinal, o sistema de saúde do município tem hoje nove pacientes internados em UTI devido à Covid-19 e a estrutura hospitalar atende à demanda. São 17 pessoas internadas com sintomas da doença em Ipatinga.
SEM O DOM
No entanto, a ausência de uma maior flexibilização do isolamento social e as restrições ainda impostas a vários setores do comércio, anunciam a chegada da recessão econômica em Ipatinga. Um dos mais novos e mais requintados restaurantes da cidade, o Dom The Place, no Bairro Horto, anunciou oficialmente hoje (23), o encerramento de suas atividades. Apesar de todos os esforços dos empreendedores, o impacto da paralisação decorrente das medidas restritivas, inviabilizaram a continuidade de seu funcionamento.
SHOPPING
O impedimento da abertura de todas as lojas do Shopping Vale do Aço, mesmo com as medidas de prevenção à Covid-19 propostas, está levando alguns empresários literalmente à falência. E o mais grave: a própria Intermall, empreendedora do shopping, já se sinalizou que com o agravamento da crise, pode desistir de Ipatinga. Corremos o risco de perder o maior shopping center do interior de Minas Gerais.
USIMINAS
A politização da pandemia do coronavírus no Brasil anuncia uma grande tragédia econômica. De um momento recessivo, o país pode chegar a uma depressão econômica. E uma cidade, como Ipatinga, com sua economia praticamente assentada na produção de commodities, será uma das primeiras impactadas, com a queda da receita dos cofres municipais e o desemprego.
OUTRO ALTO-FORNO
Para quem ainda não entendeu a gravidade do quadro, a Usiminas anunciou o abafamento nesta sexta-feira (23) de mais um alto-forno. Ou seja, estas medidas, necessárias à adequação ao mercado do aço (em queda no Brasil e no Exterior), paralisa também o excelente projeto de modernização e recuperação da siderúrgica.
A CONTA
Não existe almoço de graça. Quem vai pagar a conta da balbúrdia política do país, seremos nós, o povo brasileiro. Que Deus nos ajude!